Blog Search

Blog Archive

Comments

Stars Blog

Blog especializado em TI

header photo

Por que é importante ter um site responsivo?

December 22, 2015

A globalização, a inclusão digital, o barateamento da tecnologia, as redes de conexão mais utilizadas e a necessidade de informação em tempo real, são alguns dos motivos que fazem as pessoas se conectarem através de smartphones e tablets cada vez mais.

Com essa atual “cultura móvel”, as pessoas estão investindo em dispositivos que podem ser usados em qualquer lugar a qualquer hora, e chegam a preferir os dispositivos móveis ao computador.

Quando antes um celular era utilizado para fazer e receber chamadas, hoje ele mudou de nome e possui toda e qualquer função que você imaginar.

Acessar sites, fazer compras, ler livros, pagar faturas, são algumas das milhares de funções de um smartphone.


Você, como um cidadão incluso na era digital, provavelmente já ouviu falar de sites responsivos ou “móbile”. Um site responsivo é quando o site possui uma ferramenta que faz com que seu layout de adapte à plataforma em que está sendo utilizado.

Por exemplo, se você está navegando em um site no computador, ele possui um tipo de visualização e manuseio, se for em um dispositivo mobile, é outro totalmente diferente.

Esse tipo de recurso é indispensável nos dias atuais, pois as pessoas não esperam mais pelo que desejam ver. Como tudo é imediato, se ela deseja alguma informação sobre um produto específico ela entra na internet e procura por ele, e se seu site não foi agradável e tiver boa acessibilidade ela sai do seu site e passa para o de seu concorrente em poucos cliques. 


Pesquisas mostram que existem mais pessoas acessando sites nos dispositivos móveis do que no computador propriamente.

Segundo dados do Ibope, o brasileiro passa 1 hora e 24 minutos por dia navegando através de seu smartphone.

A utilização de um site tradicional (desenvolvido para uso em computadores, sem a preocupação do uso mobile) possivelmente não terá uma visualização e uso tão bons e satisfatórios quanto os desenvolvidos focados nessa plataforma.

Para resolver este problema, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas. Nos dispositivos mobile os sites tendem a ser mais simples e com menos efeitos visuais, para que não deixe o dispositivo do usuário pesado e seja fácil e rápido de acessar.

Segundo pesquisas do Viver de Blog, quase 80% dos usuários esperam cinco segundos para uma página abrir, e se o tempo for mais longo, eles não pensam duas vezes e abandonam o site.

Como resultado disso, 61% dos entrevistados alega que não voltaria a sites lentos e que abandonam sites que não possuem plataformas mobile. Porém, apenas 35% dos sites possui uma adaptação para as plataformas mobile, outro motivo que iria auxiliar a sua empresa a se destacar perante suas concorrentes.

Isso ressalta a obrigatoriedade de inserção nesse grande mercado para o desenvolvimento dos seus negócios. Ou seja, não basta acompanhar a nova era, mas se adaptar à ela de forma que permaneça sempre atualizado.  

Se o seu site ainda não é responsivo, corra atrás do seu webdesigner de confiança ou procure uma agência para te ajudar.

Em um projeto que participei da estratégia, tive a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de um website resposivo criado por uma empresa de Fortaleza Websee, eles são bons no que fazem, segue link.

Go Back

Comment