Blog Search

Blog Archive

Comments

Stars Blog

Blog especializado em TI

header photo

Adwords, o que é?

December 9, 2015

Atualmente, o Google Adwords é uma das ferramentas preferidas das empresas quando se trata de marketing digital.

É uma das poucas ferramentas com resultado imediato e que traz resultados significativos para a sua empresa.

Você, como consumidor, provavelmente já acessou sites que estavam em Adwords.

A maioria dos sites que estão em destaques, divulgam utilizando serviços de gerenciamento adwords com alguma agência digital, neste meu link dou exemplo da Agência Digital INOWEB.

Mas antes de falar qualquer coisa sobre gerenciar, melhor entender o que vai ser gerenciado.

Mas afinal, o que é o Google Adwords?

É um serviço do Google que consiste em anúncios em formato de links encontrados nos sites de busca, utilizando links relacionados às palavras-chave que o internauta está procurando na ferramenta de busca da página.

Explicando de forma mais simples, Adwords são os links de anúncios quando você pesquisa algo no Google. 


Exemplo de onde estão situados os Adwords

   

O Adwords é um dos sistemas mais conhecidos na internet, principalmente pelo fato do seu "hospedeiro", o Google, ser o site de buscas mais utilizado no mundo todo.

Esse sistema é pago, porém seu custo não é alto e ele pode ser uma boa opção até para empresas que possuem um baixo orçamento disponível para publicidade.

Ele utiliza principalmente o método de CPC (Custo Por Clique), que permite ao anunciante pagar um determinado valor somente quando o usuário clica em seu anúncio

O custo pode variar de centavos até valores mais altos, dependendo da relevância da palavra que você gostaria de escolher para representar seu site nos buscadores.

Por exemplo, se a sua empresa gostaria de ser encontrada facilmente através dos Adwords com a palavra "pneu", terá um custo mais alto, pois a palavra é muito genérica e existem outras milhares de empresas que pretendem ser reconhecidas por essa palavra.

Porém, se você desejar ser encontrado por "pneu de carro em Curitiba" será um valor bem mais baixo, pois é mais específico.

Outro benefício trazido pelo Google Adwords é o crescimento rápio de sites que estão começando, por atrair pessoas interessadas num produto específico que podem se tornar clientes fiéis da empresa anunciante.

Em resumo, o Google valoriza anúncios que o conteúdo tem uma relação mais estreita e específica com a busca realizada, e com isso, divulga empresas do ramo relacionado a pesquisa, e evita que as empresas comprem links em áreas não relacionadas ao seu ramo de atividade. 

Muitas empresas ainda ficam receosas em investir nesta ferramenta, em alguns casos por ser uma ferramenta paga e ter receio de não conseguir controlar os gastos, e em outros por medo de desenvolver a imagem de ‘spamer’ para a sua empresa.

Porém isso é mito, partindo de um ponto em que o gasto muita vezes é visivelmente mais baixo do que em outras mídias de grande porte, e que uma porcentagem mínima do público inserido na web sabe a diferença entre a pesquisa orgânica e os Adwords.

Segundo pesquisas feitas pelo próprio Google, cerca de 30% das pessoas que fazem uma determinada pesquisa clicam nos links patrocinados. 


    
 

Para entender de vez como essa ferramenta funciona, é necessário compreender a forma que o Google analisa os sites. Quando você utiliza o Google e pesquisa uma palavra ou frase, você instantaneamente é direcionado para uma página de resultados desta busca.

No lado esquerdo da página ficam os resultados de pesquisa naturais (orgânicos), que são apresentados e ordenados por um processo que analisa o nível de relevância dos sites relacionados a sua pesquisa.

Não é possível influenciar diretamente esses resultados, apenas indiretamente com o SEO. No lado direto da pagina de resultados (e em alguns casos no topo), estão situados os Links Patrocinados (Adowords). 
    
Se sua empresa optar por aderir ao sistema de Adwords, será possível saber quando e como o site da sua empresa aparecera para os internautas.

Para que a sua empresa obtenha sucesso ao aderir a essa ferramenta, é necessário primeiro fazer um planejamento de qualidade e traçar um objetivo de clientes a atingir e em quais pesquisas você gostaria que sua empresa aparecesse.

Depois, defina as palavras-chave que você deseja que, quando pesquisadas, mostrem o anuncio da sua empresa. Por exemplo, se você é uma empresa que venda peças de carro, pode escolher palavras e frases como "pneus novos em São Paulo", "calotas cromadas em Curitiba", "autopeças no Rio de Janeiro", sempre citando o nome da sua cidade para facilitar a pesquisa.

Um dos principais aspectos do AdWords é que quando alguém pesquisa uma das palavras-chave escolhidas pela sua empresa e o seu anúncio aparece, não gera nenhum custo. Só é cobrado quando o cliente clica no link para o seu site.

Deste modo você tem total controle de seu aspecto financeiro e, mesmo que o cliente não clique no seu site, a presença dele frequentemente como relevante na palavra pesquisada ajuda a fixar sua marca na mente do usuário, fazendo com que ele reconheça seu site das próximas vezes que realizar a pesquisa.

Portanto, é necessário planejar e contar com um profissional para obter um resultado satisfatório nessa ferramenta.

É nesta parte que entram agências digitais e consultores especialistas em gerenciamento de campanhas Adwords Google.

Como citei no início do artigo, hoje estou indicando os serviços da Agência INOWEB, pois já vi boas referências deles pela internet.

É sempre bom contar com o máximo de módulos possíveis para divulgar sua empresa e fazê-la.

Go Back

Comment