Blog Search

Blog Archive

Comments

Stars Blog

Blog especializado em TI

header photo

5 Dicas para criar uma logomarca de impacto

February 25, 2016

Uma logomarca é representação gráfica do nome de determinada marca ou empresa, utilizando letras com traço específico e símbolos visuais. A logomarca é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes ao abrir uma empresa. É ela que vai lhe trazer reconhecimento de marca, que é o principal objetivo de todo e qualquer negócio. Ela é um dos fatores que faz com que sua empresa seja lembrada em primeiro lugar quando o cliente pensar em um determinado produto ou serviço, e torna sua empresa uma referência.

Ou seja, a logomarca não é o nome da empresa, mas como a empresa irá se apresentar ao seu público.

Hoje existem diversos jogos e testes que ilustram a força que uma logomarca pode possuir sobre a população. Na imagem abaixo, por exemplo, a maioria das pessoas consegue identificar as quatro marcas presentes. Isso ocorre porque a logomarca ficou forte a ponto de não precisar de uma única palavra para ser descrita.

Agora que você já sabe o que é e para que é utilizada uma logomarca, iremos lhe apresentar cinco dicas valiosas para que você consiga criar uma logomarca de impacto para seu negócio.

  • Tenha um objetivo

Ter um objetivo para sua empresa é o primeiro passo para poder construir uma logomarca de qualidade. É necessário planejar em que ramo a empresa irá seguir e permanecer nele. É muito comum nos dias de hoje empresas online fracassarem pois tentaram vender tudo para todo mundo, sem um objetivo fixo. Escolha com o que sua empresa vai trabalhar e quais serão seus produtos e serviços, e isso irá facilitar o processo da criação da sua logomarca.

  • Defina seu público

É fundamental definir no início qual público que você deseja atingir com a sua empresa. Isso irá lhe auxiliar no desenvolvimento da empresa tanto na parte visual quanto na forma que ela tratará seus clientes. Se sua empresa for focada no público feminino por exemplo, é mais adequado utilizar uma logo delicada e com cores mais agradáveis as mulheres. Já se o foco for homens, pode-se utilizar de cores e símbolos mais fortes, que façam com que o homem se identifique com a marca. 

  • Seja original

Utilize elementos originais e exclusivos no desenvolvimento da sua logomarca. Empresas que tentam copiar outras marcas famosas tendem a ter sua marca extremamente prejudicada, e isso muitas vezes acaba sendo irreversível. Isso acontece pois quando o público percebe que a marca é cópia de outra empresa, chega a conclusão que ela não é capaz de crescer sozinha e, portanto, não tem competência para desenvolver seus serviços. Possuir uma marca própria irá fazer com que seu público se identifique mais com sua empresa e ela transmita mais confiabilidade. 

  • Mostre sua personalidade

Uma marca deve sempre refletir os ideais de sua empresa. Você quer uma marca feminina e delicada? Ou uma marca que transmita força? Carinho? Pequenos detalhes visuais podem agregar muito mais personalidade a sua empresa. Quantas vezes você já viu pessoas comprando em determinadas marcas pois gostam da postura da marca ou do status que ela proporciona? Isso ocorre justamente pois hoje em dia é comum comprarmos não só um produto, mas sim todo o ideal de uma marca.

  • Cuidado com exageros

Ao contrário do nome e da descrição da empresa, a logomarca é apenas um símbolo visual. Ela deve ser simples e fácil de memorizar, para assim gerar maior reconhecimento por parte do público. Desenvolver uma logomarca com muita informação pode não só prejudicar a imagem da sua empresa, como também fazer com que ela passe despercebida e não chame atenção como deveria. Lembre-se, menos é mais.  

 

Online Logo Maker

Quer tentar criar uma logo bacana gratuitamente? Veja este vídeo explicativo:

Go Back

Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
Sou Dane Almeda



Comment